Certificação MPS.BR renovada

Avaliação MPS-SW, nível F, na Solis em Lajeado-RS

equipe


Em 04 de julho de 2017, foi concluída a avaliação dos processos de software na Solis Soluções Livres Ltda, na sua unidade de Desenvolvimento de Software, seguindo o método de avaliação MA-MPS. A conclusão da avaliação é de que a empresa atende aos critérios do Nível F – Gerenciado.

O MPS.BR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro) é simultaneamente um movimento para a melhoria da qualidade (Programa MPS.BR) e um modelo de qualidade de processo (Modelo MPS). Voltado para a realidade do mercado de desenvolvimento de software no Brasil, ele é baseado em normas relacionadas aos processos de Engenharia de Software (ISO/IEC 12207) e de desenvolvimento de software (ISO/IEC 15504) e compatível com o CMMI, estando em conformidade com estas normas para suportar a definição, avaliação e melhoria de processos de software.

A equipe que realizou a avaliação que resultou na recertificação da Solis foi formada por Odisnei Galarraga, avaliador líder, e Carlos Alberto Becker, da Instituição Avaliadora (IA) Software Process.

Foi com grande satisfação que realizamos esta nova avaliação MPS-SW na Solis. Quando iniciamos a avaliação, pude observar que a empresa não só manteve, como aperfeiçoou seu processo de desenvolvimento desde a avaliação anterior. A equipe da organização dedicou-se a melhorar e simplificar ainda mais o processo em relação àquele que havíamos avaliado anteriormente. A Solis atingiu o grau máximo de implementação (totalmente implementado) em todos os processos avaliados, o que não é comum, fundamentando por esta razão a manutenção do Nível F de maturidade com méritos. Meus parabéns a toda a equipe da Solis pelo alcance do Nível F, e desejo que a empresa continue neste caminho de melhoria contínua, buscando níveis cada vez mais altos de maturidade.”, concluiu o avaliador líder Odisnei Galarraga.

Segundo Jamiel Spezia (Gerente de Desenvolvimento de Software) “o MPS.br foi um grande divisor de águas onde, desde a primeira versão do processo, conseguimos organizar melhor o trabalho no Desenvolvimento de Software e principalmente ter o controle e a informação em tempo real do andamento dos nossos projetos. Essa nova versão do processo teve um enfoque maior na agilidade, diminuindo assim o uso de ferramentas externas, e no aumento do dinamismo, o que melhorou a comunicação entre a equipe”.

A recertificação da Solis no MPS.BR tem por objetivo entregar uma solução de software confiável e de qualidade para nossos clientes, garantindo a rastreabilidade e o comprometimento de todos os envolvidos no processo, propiciando a redução de custos e a otimização dos resultados de nossos clientes.

A Solis agradece a todos os seus profissionais envolvidos nessa conquista, além de lembrar também a dedicação e o comprometimento do consultor de implementação Eduardo Pretz, da Engsoft e também aos profissionais da Software Process que executaram e conduziram com muito profissionalismo as atividades de Avaliação Inicial e Final.

Informações atualizadas sobre o Programa MPS.BR e o Modelo MPS, incluindo metas e resultados alcançados, encontram-se no Portal Softex <www.softex.br/mpsbr>.

O Programa MPS.BR tem 2 metas. A primeira meta é técnica, visando à criação e ao aprimoramento do Modelo MPS – composto dos Modelos de Referência MR-MPS-SW (MPS de Software), MR-MPS-SV (MPS de Serviços), MR-MPS-RH (MPS de Gestão de Pessoas) e do Método de Avaliação MPS (MA-MPS). O MR-MPS-SW e o MA-MPS seguem modelos e normas internacionais: são baseados nas normas internacionais ISO/IEC 12207 e na série ISO/IEC 33000, são compatíveis com o modelo CMMI-DEV, são baseados nas melhores práticas da engenharia de software e são adequados à realidade das empresas brasileiras e de países afins. O MR-MPS-SV tem como referências as normas internacionais ISO/IEC 20000 e a série ISO/IEC 33000, e o modelo CMMI-SVC®. O MR-MPS-RH tem como referências as normas internacionais NBR ISO 9001:2008, a série ISO/IEC 33000, o modelo P-CMM® (People Capability Maturity Model), a norma mexicana NMX-I-059/2-NYCE-2011, além de modelos de excelência como o PNQ – Prêmio Nacional da Qualidade. A segunda meta é de disseminação do Modelo MPS no mercado, com a implementação do MR-MPS e avaliação MA-MPS tanto em micro, pequenas e médias empresas (MPME) como em grandes empresas públicas e privadas.

LiveZilla Live Chat Software