Representantes das bibliotecas do IFRO concluem curso de capacitação do Gnuteca

Ligado .

representantes-das-bibliotecasNesta sexta-feira, 09 de maio, bibliotecários e auxiliares participam do I Encontro de Bibliotecas realizado pelo IFRO. Com objetivo de qualificar os serviços de bibliotecas de forma a garantir o pleno funcionamento e para discutir a organização e o funcionamento das bibliotecas, além de fazer a revisão do Manual e do Regulamento das Bibliotecas do Instituto e participarem de treinamento GNUTECA, que envolve catalogação, pesquisa, impressão de documentos, circulação de materiais, reservas e administração do sistema.

Segundo a Coordenadora da Biblioteca do Câmpus Cacoal, Cleuza Diogo Antunes, esse encontro era um anseio antigo de todos que se dedicam às bibliotecas do Instituto, especialmente após a criação das novas unidades em Rondônia a partir da reorganização da Rede Federal de Educação Técnica e Profissional e do concurso de 2010. “Nós trabalhamos em rede, necessitamos de integração. O encontro servirá para que possamos rever os documentos que norteiam nosso trabalho e também era urgente o treinamento para informatização”, explica a bibliotecária. Ela ainda diz que o treinamento GNUTECA a ser ministrado a partir de terça-feira irá garantir que todos os câmpus possam implantar o sistema informatizado que, entre outras vantagens no dia a dia dos trabalhos, irá poder manter o compartilhamento de acervo entre as unidades.

Atualmente o Câmpus Cacoal atende a cerca de 200 alunos dos cursos presenciais, os técnicos em Agroecologia e Agropecuária. Um novo espaço físico está em construção, juntamente com a reforma e ampliação do Câmpus do IFRO. Sobre o uso da biblioteca, Cleuza afirma que os estudantes “usam muito os recursos informacionais, computadores, e bastante o acervo para as pesquisas e trabalhos escolares”. Para concluir, a Bibliotecária mostra com orgulho que em pesquisa interna realizada foi constato o aumento do interesse pela leitura recreativa a partir de projeto de sensibilização realizado com os alunos.

Fonte: ASCOM/IFRO

LiveZilla Live Chat Software