Unemat e Solis avaliam implantação do sistema de gestão acadêmica

Ligado .

A Universidade do Estado de Mato Grosso e a empresa de Solis, contratada para ajudar no desenvolvimento de soluções para o sistema de gestão acadêmica da Unemat por meio plataforma de software livre se reuniram na tarde desta sexta-feira (14) para avaliar os passos de implantação do projeto que tem duração de 24 meses.

Até o momento o Solis GE/SAGU - Gestão Educacional Inteligente foi implantado em quatro campi da Unemat: Cáceres, Barra do Bugres, Tangará da Serra e Pontes e Lacerda. A meta é implantar o sistema nos campi da instituição que possuem cursos presenciais e em todas as modalidades de ensino, incluindo a pós-graduação.

O vice-reitor da Unemat, Dionei José da Silva, lembra que a implantação do sistema de gestão acadêmica representará um grande salto para a qualidade dos serviços prestados pela instituição. Ele destacou o empenho dos servidores da área de tecnologia da Unemat que vem trabalhando no desenvolvimento, e treinamento dos servidores que vão operar com o sistema. “Além disso, as Secretarias de Apoio Acadêmico dos campi também tem sido receptivas as mudanças que estão sendo propostas”, disse.

A pró-reitoria de Ensino e Graduação, Ana Di Renzo, lembra que é a partir do Sagu que está em fase de implantação que a universidade pode iniciar o processo de adequação das matrizes curriculares dos cursos e possibilitar a oferta das disciplinas por crédito. “Nós reconhecemos que nessa fase de transição de um sistema antigo para o novo sistema ocorre uma demanda muito maior de trabalho, mas sabemos que a presteza, a qualidade e confiabilidade na emissão de relatórios e demais processos compensará essa fase inicial, e ai é fundamental reconhecer o empenho dos nossos servidores” disse.

Segundo a pró-reitora, além de avaliar a implantação do Sistema de Gestão Acadêmica até o momento, a presença da equipe da Solis também é fundamental para que a instituição e os servidores conheçam a forma de usufruir dos benefícios que o Sagu proporciona. “Nós estaremos conhecendo como poderemos emitir os relatórios e os processos que até então tinham que ser feitos de forma mais trabalhosa e manual pelas Secretarias Acadêmicas”, justifica Ana Di Renzo.

O pró-reitor de Planejamento e Tecnologia da Informação (PRPTI), Weily Toro, destacou que a Unemat tem pela frente grandes desafios na área da tecnologia, e que a implantação do sistema de gestão acadêmico em breve servirá de modelo para outras instituições. “Nós queremos ser referência nessa área e vamos nos preparar para isso”, enfatizou.

Além do Solis GE, a Solis também desenvolveu em parceria com a Unemat o Sistema de Gestão de Acervo, Empréstimo e Colaboração Para Bioblioteca (GNUTECA) que já está implantado nos campi da instituição.