Solis

PROGRAMA PARA BIBLIOTECAS

GNUTECA

O GNUTECA é o Programa para Bibliotecas Escolares, Universitárias, Culturais, Saúde, atendendo também acervos não Bibliográficos. Softwares e serviços que trazem a experiência de centenas de projetos de automação de bibliotecas tradicionais ou digitais. De pequenas e simples a grandes e complexas bibliotecas, nossos profissionais e ferramentas tem muito a contribuir para um projeto de sucesso na sua biblioteca.

Software para Biblioteca?

Algumas características do GNUTECA.

PADRÕES

Respeita 100% o MARC21, suporta Z39.50 (Cliente e Servidor), ISO2709, OAI-PMH.

digital

Gestão de biblioteca digital que administra todos os tipos de mídias. Integra serviços como Pearson e Minha Biblioteca.

MULTIUNIDADE

Suporte a múltiplas bibliotecas interligadas/integradas.sistema.

AUTOMAÇÃO

Avisos por email, inventário automatizado, apontamento de localização e cadastro de usuários.

LICENCIAMENTO

Perpétuo e ilimitado, independente do tamanho da biblioteca.

web

Agora você não precisa mais de um aplicativo instalado para fazer a gestão do sistema. 100% da Solução roda no browser.

SIMPLICIDADE

Rápido entendimento dos processos facilitada por interfaces leves e objetivas.

MULTIPLAToFORMA

As operações do bibliotecário podem ser feitas de qualquer sistema por navegador de internet

Conheça a Biblioteca mais moderna do Brasil e como o Gnuteca faz parte deste projeto

logo-univatess
“Quando pensamos em sistemas para gestão de bibliotecas, devemos ter presente se eles irão atender as necessidades da biblioteca dentro do contexto da empresa/instituição em que está inserida.”

Declaração da Coordenadora de Biblioteca da Univates

O QUE NOSSOS CLIENTES FALAM?

DEPOIMENTOS

BIBLIOTECAS AUTOMATIZADAS

QUEM UTILIZA

O GNUTECA ESTÁ PRONTO PARA VOCÊ

VAMOS CONVERSAR?

Mais relevância para sua biblioteca. Conte com uma empresa que está a mais de 15 anos desenvolvendo e entregando tecnologia para o segmento.

IMPLANTAÇÃO (EAD)

Plano de Suporte e Treinamento Gnuteca (EAD).

IMPLANTAÇÃO (PRESENCIAL)

Plano de Suporte e Treinamento Extendido Gnuteca (PRESENCIAL).

MIGRAÇÃO E OUTROS SERVIÇOS

Migração ou demais serviços personalizados para bibliotecas.

ESPECIFICAÇÕES

  • Produto em língua portuguesa;
  • Utiliza banco de dados PostgreSQL (software livre);
  • Interface gráfica;
  • Exibição dos cadastros em formato MARC, ABNT e outras formas customizadas;
  • Acesso à TODA base de dados via browser internet;
  • Pesquisa ou filtragem por qualquer campo MARC, ilimitado;
  • Segurança e integridade dos dados;
  • Ilimitada capacidade de armazenamento;
  • Upgrade de versão sem custo para o contratante;
  • Assistência técnica para instalação/manutenção;
  • Treinamento para diferentes tipos de usuários (presencial e através de ensino à distância);
  • Arquitetura cliente/servidor para acesso e atualização de dados em rede local e remotamente;
  • Acesso simultâneo de usuários às bases de dados;
  • Gerenciamento integrado de dados e funções da Biblioteca;
  • Gerenciamento de diferentes tipos de materiais (Bibliográfico, museológico, jurídico, digital, etc.);
  • Entrada e atualização de dados on-line;
  • Migração da base de dados já existente na Biblioteca;
  • Módulo de Parâmetro (360 parâmetros) para customizar o funcionamento do Sistema;
  • Utilização de senhas criptografadas;
  • Suporta múltiplas bibliotecas;
  • Integrado com o GoogleBooks;
  • Possibilidade de customizar a estética do sistema (através de CSS);
  • Protocolo Z39.50 - Cliente e Servidor.
  • Serviço de integração com o sistema de patrimônio da Instituição;
  • Controle de fornecedores por compra e doação;
  • Mala direta para editoras e Instituições com as quais mantém intercâmbio de publicações;
  • Emissão de cartas de agradecimento de doações e envio de materiais;
  • Controle de recebimento de livros, fascículos de periódicos e outros materiais;
  • Controle de assinaturas de periódicos (KARDEX);
  • Serviço de controle e registro de material bibliográfico para fins patrimoniais;
  • Emissão de relatórios (mais de 30 relatórios);
  • Emissão de etiquetas (lombada, Código de barras, Aquisição, etc.);
  • Contabilização de estatísticas, processamento técnico, atualização listas de autoridades;
  • Cadastro e exibição de notícias e avisos da biblioteca;
  • Cadastro de feriados e paralisações da biblioteca;
  • Criação de regras customizadas para circulação de material;
  • Controle e avaliação do inventário do acervo.
  • Permite a catalogar de acordo com as regras do Anglo american cataloguing rules - AACR2;
  • Entrada de dados on-line;
  • Formato MARC 21 dos registros internos;
  • Importação de dados de centros de catalogação cooperativa via formato ISO-2709;
  • Geração de vários modelos de etiquetas: Códigos de barras, lombadas, etc;
  • Inclusão de novos exemplares de um mesmo título;
  • Manutenção controle de autoridade (Nomes, Assuntos e Títulos);
  • Cópia de registro facilitando o cadastro de materiais com edições diferentes;
  • Construção automática de lista de autoridades a partir dos registros incluídos;
  • Realiza o gerenciamento, armazenamento manual e recuperação de imagens, som e textos digitalizados;
  • Correção dos registros associados a um autor ou assunto mediante alteração na lista de autoridades;
  • Consulta ao cadastro de autoridades, lista de editoras e lista de siglas durante o cadastramento de um registro;
  • Planilhas para catalogação personalizáveis;
  • Validação de campos obrigatórios no cadastro de material;
  • Controle de periódicos com Kardex e indexação de artigos;
  • Sistema de ajuda para cada campo Marc;
  • Pré-Catalogação que facilita a logística de importação e catálogo de materiais incompletos.
  • Controle de empréstimos de qualquer tipo de documentos com prazos e quantidades diferenciados por categoria de usuários e por biblioteca;
  • Permite realizar renovação e reservas on-line com controle automático de liberação e envio de e-mail ao usuário;
  • Cobranças de devoluções personalizadas e envios periódicos de e-mails cobrando materiais atrasados;
  • Permite trabalhar com diferentes tipos de penalidades, possibilitando a negociação de débitos;
  • Disponibiliza a solicitação de Malote / Empréstimo entre bibliotecas on-line;
  • Controle de usuários, permitindo dividi-los em categoria, para configurar os prazos de empréstimo e condições de uso;
  • Emissão de relatórios e estatísticas referentes ao processo de empréstimo;
  • Bloqueio automático para usuários que atingiram um dos limites estabelecidos;
  • Bloqueio intencional para usuários atribuído pela Biblioteca;
  • Possibilidade de utilização de leitores óticos;
  • Emissão de recibo e ou envio por e-mail;
  • Histórico do usuário;
  • Consulta de exemplares e usuários;
  • Chegagem de empréstimos via código de barras anti-fraudes;
  • Gerenciamento de multas (abonar, pagar, etc);
  • Estatísticas por usuário, material, classe de assunto, hora, data, etc.
  • Consulta ao catálogo on-line;
  • Pesquisa utilizando operadores booleanos E, OU, NÃO;
  • Pesquisa por autoridades;
  • Definição de instrumentos para envio automático de Disseminação Seletiva de Informação – DSI, conforme perfil individual de cada usuário - área de interesse;
  • Elaboração e impressão de bibliografias;
  • Filtros avançados (período de aquisição, ordenação dos materiais, etc);
  • Apresentação dos dados da pesquisa configurável;
  • Gera arquivo da pesquisa e envia por e-mail;
  • Permite aos usuários e operadores criarem suas próprias pesquisas;
  • Exibição de capa do material;
  • Acesso multi-usuário.
  • Consulta ao catálogo: pesquisa por qualquer campo MARC;
  • Consulta de material pendente, histórico de empréstimo, débitos, aquisições vinculadas à área de interesse (Disseminação Seletiva de Informação - DSI);
  • Reserva;
  • Renovação;
  • Visualização de sumários digitalizados através da integração com o Google Books;
  • Solicitação de congelamento de materiais/ modo apenas consulta interna (apenas para pessoas autorizadas);
  • Customizações do ambiente, indicando suas preferências;
  • Histórico de empréstimo, renovação, multa e penalidades;
Característica
Banco PostgreSQL - Linux
Processador: Pentim IV 2Ghz
Memória RAM: 2 GB
Disco: 40 GB

 

  • Plataforma mínima para os clientes/usuários: Qualquer computador com acesso a rede e navegador de Internet utilizando Windows, Linux, MAC OS, etc;
  • Serviço de suporte técnico via sistema de Help Desk e por Telefone.