• Jamiel Spezia

O mundo é Digital e sua Biblioteca também vai ser!

Marc 21, Metadados e conteúdo Digital, uma exigência para quem não quer ficar na história.


As bibliotecas surgiram para organizar e disponibilizar informação para a sociedade, contribuíram de forma significativa para o conhecimento humano e nessa década enfrentam um dilema que é se adaptar ao digital ou permanecer no mundo analógico.


Esse assunto foi resolvido nas grandes bibliotecas, que atuam confortavelmente em ambas as realidades. Mas como ficam aquelas pequenas bibliotecas que não sabem lidar com o assunto ou muitas vezes não tem os recursos adequados?


A produção de conteúdo digital disparou, estamos falando de imagens, vídeos, sons e textos nunca impressos. Esse material precisa ser organizado e preservado: nossa sociedade continua consumindo serviços de informação e precisa cada vez mais de informação confiável e organizada.


No sentido oposto, o consumo per capita (consultas, retiradas e renovações) de material analógico em bibliotecas está reduzindo todos os anos (acompanho as estatísticas de usuários de software de biblioteca desde 2009).


Está aí uma oportunidade enorme para as bibliotecas, bibliotecários e nós fabricantes de software para bibliotecas avançar COM SUCESSO nesse assunto e entregar os serviços que a sociedade busca e precisa. Já ouviu falar em MARC21 ? Se a sua biblioteca suporta o MARC, estamos falando em METADADOS ou METAINFORMAÇÃO. Padrão que suporta organizar e relacionar dados de outros dados, inclusive arquivos como vídeos, fotografias e sons. Esse recurso é fundamental para sua jornada no mundo digital.


Quais são os recursos que você precisa dispor em termos de tecnologia?

  • Arquitetura e software que suporte bibliotecas digitais;

  • Suporte a normas e padrões de qualidade;

  • Linguagens de marcação;

  • Sistemas de gerenciamento de base de dados;

  • Boa capacidade de armazenamento de dados;

  • Web design amigável.

No próximo texto, quero falar um pouco sobre integração de software de biblioteca com serviços de biblioteca virtual, como PEARSON, EBSCO, Minha Biblioteca, DynaMed Plus, Revista dos Tribunais e outros.


Se você procura um software que suporta a gestão de materiais físicos e digitais, visite o GNUTECA e surpreenda-se!

202 visualizações
ENDEREÇO

Rua Irmão Emílio Conrado 

Número 110, Sala 304,  

Bairro Florestal, Lajeado/RS

CEP: 95900-704

TELEFONES

(51) 3748-6565

(11) 3090-0710

(51) 9 8156-9025

HELP DESK

Trabalhamos com:

© 2018 Solis LTDA. Gnuteca, Solis GE e Cômpeto são marcas registradas da Solis Ltda.

Site desenvolvido por Constante Digital.