A CULPA DA EVASÃO É DO FIES?

Tem uma música da dupla sertaneja Bruno e Barretto que diz mais ou menos assim: “Tão falando que os meninos cantam mal, que não dá pra entender, mas eu vou responder… O problema é que surgiu uma turma nova e tudo que eles cantam a moçada aprova…. Nhé, Nhé, Nhé”. Aceita que dói menos.

“É isso que está ocorrendo com as Instituições de Ensino Superior no Brasil. Nesse segmento, acompanho o trabalho de uma boa quantidade de diretores, reitores, consultores, etc. Hoje o vilão é o cenário econômico, ontem eram os grandes grupos educacionais e seu EAD barato, de “baixo resultado”. Amanhã vai ser a hora dos MOOCs e em algum momento vão descobrir que não tem mais em quem botar a culpa, pois o produto que as instituições de ensino oferecem não é interessante.”

O fato é que a moçada não aceita mais o que está tocando nesse rádio, os números do MEC não mentem “entre 2014 e 2015, o número de novos alunos na rede privada oscilou de 2.562.306 para 2.385.861, resultando na queda de 6,9%”. Não adianta só contratar um marqueteiro fodão, implantar sistemas caríssimos, professores com doutorado na Europa ou construir prédios suntuosos. Acompanha a proposta da UDACITY, é instrutivo.

Está na hora de rezar uma “ave maria” ou aceitar, dói menos.

Em um novo cenário, a mesma estratégia?