PROGRAMA PARA BIBLIOTECAS

GNUTECA

O GNUTECA é o Programa para Bibliotecas Escolares, Universitárias, Culturais, Saúde, atendendo também acervos não Bibliográficos. Softwares e serviços que trazem a experiência de centenas de projetos de automação de bibliotecas tradicionais ou digitais. De pequenas e simples a grandes e complexas bibliotecas, nossos profissionais e ferramentas tem muito a contribuir para um projeto de sucesso na sua biblioteca.

Software para Biblioteca?

Algumas características do GNUTECA.

1/6
PADRÕES

Respeita 100% o MARC21, suporta Z39.50 (Cliente e Servidor), ISO2709, OAI-PMH.

LICENCIAMENTO

Perpétuo e ilimitado independente do tamanho da biblioteca.

DIGITAL

Gestão de biblioteca digital, gerindo todos os tipos de mídias. Integrando serviços como Pearson e Minha Biblioteca.

WEB

100% da Solução roda no browser. Agora você não precisa mais de um aplicativo instalado.

MULTIUNIDADE

Suporte a múltiplas bibliotecas interligadas/integradas.

SIMPLICIDADE

Rápido entendimento dos processos facilitada por interfaces leves e objetivas.

AUTOMAÇÃO

Avisos por email, inventário automatizado, apontamento de localização e cadastro de usuários.

MULTIPLATFORMA

As operações do bibliotecário podem ser feitas de qualquer sistema por navegador de internet

 
"Quando pensamos em sistemas para gestão de bibliotecas, devemos ter presente se eles irão atender as necessidades da biblioteca dentro do contexto da empresa/instituição em que está inserida.”

Declaração da Coordenadora de Biblioteca da Univates

Conheça a Biblioteca mais moderna do Brasil.

O QUE NOSSOS CLIENTES FALAM?
DEPOIMENTOS

Intuitivo.

O novo layout do GNUTECA ficou lindo. Gostaria de parabenizar a equipe pelo excelente trabalho.

ANDRÉA CALINI

Bibliotecária,  P.M. de Dois Irmãos

Treinamento EAD.

Achei o curso muito bacana, principalmente na área de classificação e circulação de materiais.

MIRIÃ S. VEIGA

Bibliotecária, IFRO

Robusto!

O GNUTECA é uma solução de ótimo nível, altamente flexível e confiável. Recursos como notificações, pesquisas avançadas e vários relatórios prontos elevam o nível da nossa atividade.

OSMAR A. DA SILVA

Bibliotecário, P.M. de Mogi das Cruzes

BIBLIOTECAS AUTOMATIZADAS
QUEM UTILIZA
O GNUTECA ESTÁ PRONTO PARA VOCÊ
VAMOS CONVERSAR?
Mais relevância para sua biblioteca. Conte com uma empresa que está a mais de 15 anos desenvolvendo e entregando tecnologia para o segmento.

IMPLANTAÇÃO

(EAD)

Plano de Suporte e Treinamento Gnuteca (EAD).

✓ Licenciamento

✓ Instalação

✓ Treinamento remoto

✓ Personalização de Interface

✓ Suporte de 3 meses

IMPLANTAÇÃO (PRESENCIAL)

Plano de Suporte e Treinamento Extendido Gnuteca (PRESENCIAL).

✓ Licenciamento

✓ Instalação

✓ Treinamento Presencial

✓ Personalização de Interface

MIGRAÇÃO E OUTROS SERVIÇOS

Migração ou demais serviços personalizados para bibliotecas.

✓ Migração de banco de dados

✓ Customização de software

✓ Treinamentos especiais

✓ Integração com outros sistemas

Especificações

Características Técnicas


  • Produto em língua portuguesa;
  • Utiliza banco de dados PostgreSQL (software livre);
  • Interface gráfica;
  • Exibição dos cadastros em formato MARC, ABNT e outras formas customizadas;
  • Acesso à TODA base de dados via browser internet;
  • Pesquisa ou filtragem por qualquer campo MARC, ilimitado;
  • Segurança e integridade dos dados;
  • Ilimitada capacidade de armazenamento;
  • Upgrade de versão sem custo para o contratante;
  • Assistência técnica para instalação/manutenção;
  • Treinamento para diferentes tipos de usuários (presencial e através de ensino à distância);
  • Arquitetura cliente/servidor para acesso e atualização de dados em rede local e remotamente;
  • Acesso simultâneo de usuários às bases de dados;
  • Gerenciamento integrado de dados e funções da Biblioteca;
  • Gerenciamento de diferentes tipos de materiais (Bibliográfico, museológico, jurídico, digital, etc.);
  • Entrada e atualização de dados on-line;
  • Migração da base de dados já existente na Biblioteca;
  • Módulo de Parâmetro (360 parâmetros) para customizar o funcionamento do Sistema;
  • Utilização de senhas criptografadas;
  • Suporta múltiplas bibliotecas;
  • Integrado com o GoogleBooks;
  • Possibilidade de customizar a estética do sistema (através de CSS);
  • Protocolo Z39.50 - Cliente e Servidor.




Processo Gerencial


  • Serviço de integração com o sistema de patrimônio da Instituição;
  • Controle de fornecedores por compra e doação;
  • Mala direta para editoras e Instituições com as quais mantém intercâmbio de publicações;
  • Emissão de cartas de agradecimento de doações e envio de materiais;
  • Controle de recebimento de livros, fascículos de periódicos e outros materiais;
  • Controle de assinaturas de periódicos (KARDEX);
  • Serviço de controle e registro de material bibliográfico para fins patrimoniais;
  • Emissão de relatórios (mais de 30 relatórios);
  • Emissão de etiquetas (lombada, Código de barras, Aquisição, etc.);
  • Contabilização de estatísticas, processamento técnico, atualização listas de autoridades;
  • Cadastro e exibição de notícias e avisos da biblioteca;
  • Cadastro de feriados e paralisações da biblioteca;
  • Criação de regras customizadas para circulação de material;
  • Controle e avaliação do inventário do acervo.




Processamento Técnico


  • Permite a catalogar de acordo com as regras do Anglo american cataloguing rules - AACR2;
  • Entrada de dados on-line;
  • Formato MARC 21 dos registros internos;
  • Importação de dados de centros de catalogação cooperativa via formato ISO-2709;
  • Geração de vários modelos de etiquetas: Códigos de barras, lombadas, etc;
  • Inclusão de novos exemplares de um mesmo título;
  • Manutenção controle de autoridade (Nomes, Assuntos e Títulos);
  • Cópia de registro facilitando o cadastro de materiais com edições diferentes;
  • Construção automática de lista de autoridades a partir dos registros incluídos;
  • Realiza o gerenciamento, armazenamento manual e recuperação de imagens, som e textos digitalizados;
  • Correção dos registros associados a um autor ou assunto mediante alteração na lista de autoridades;
  • Consulta ao cadastro de autoridades, lista de editoras e lista de siglas durante o cadastramento de um registro;
  • Planilhas para catalogação personalizáveis;
  • Validação de campos obrigatórios no cadastro de material;
  • Controle de periódicos com Kardex e indexação de artigos;
  • Sistema de ajuda para cada campo Marc;
  • Pré-Catalogação que facilita a logística de importação e catálogo de materiais incompletos.




Circulação de Materiais


  • Controle de empréstimos de qualquer tipo de documentos com prazos e quantidades diferenciados por categoria de usuários e por biblioteca;
  • Permite realizar renovação e reservas on-line com controle automático de liberação e envio de e-mail ao usuário;
  • Cobranças de devoluções personalizadas e envios periódicos de e-mails cobrando materiais atrasados;
  • Permite trabalhar com diferentes tipos de penalidades, possibilitando a negociação de débitos;
  • Disponibiliza a solicitação de Malote / Empréstimo entre bibliotecas on-line;
  • Controle de usuários, permitindo dividi-los em categoria, para configurar os prazos de empréstimo e condições de uso;
  • Emissão de relatórios e estatísticas referentes ao processo de empréstimo;
  • Bloqueio automático para usuários que atingiram um dos limites estabelecidos;
  • Bloqueio intencional para usuários atribuído pela Biblioteca;
  • Possibilidade de utilização de leitores óticos;
  • Emissão de recibo e ou envio por e-mail;
  • Histórico do usuário;
  • Consulta de exemplares e usuários;
  • Chegagem de empréstimos via código de barras anti-fraudes;
  • Gerenciamento de multas (abonar, pagar, etc);
  • Estatísticas por usuário, material, classe de assunto, hora, data, etc.




Consulta e Recuperação


  • Consulta ao catálogo on-line;
  • Pesquisa utilizando operadores booleanos E, OU, NÃO;
  • Pesquisa por autoridades;
  • Definição de instrumentos para envio automático de Disseminação Seletiva de Informação – DSI, conforme perfil individual de cada usuário - área de interesse;
  • Elaboração e impressão de bibliografias;
  • Filtros avançados (período de aquisição, ordenação dos materiais, etc);
  • Apresentação dos dados da pesquisa configurável;
  • Gera arquivo da pesquisa e envia por e-mail;
  • Permite aos usuários e operadores criarem suas próprias pesquisas;
  • Exibição de capa do material;
  • Acesso multi-usuário.




Internet - Minha Biblioteca


  • Consulta ao catálogo: pesquisa por qualquer campo MARC;
  • Consulta de material pendente, histórico de empréstimo, débitos, aquisições vinculadas à área de interesse (Disseminação Seletiva de Informação - DSI);
  • Reserva;
  • Renovação;
  • Visualização de sumários digitalizados através da integração com o Google Books;
  • Solicitação de congelamento de materiais/ modo apenas consulta interna (apenas para pessoas autorizadas);
  • Customizações do ambiente, indicando suas preferências;
  • Histórico de empréstimo, renovação, multa e penalidades;




Requisitos de hardware e suporte técnico


Característica Banco PostgreSQL - Linux Processador: Pentim IV 2Ghz Memória RAM: 2 GB Disco: 40 GB

  • Plataforma mínima para os clientes/usuários: Qualquer computador com acesso a rede e navegador de Internet utilizando Windows, Linux, MAC OS, etc;
  • Serviço de suporte técnico via sistema de Help Desk e por Telefone.





ENDEREÇO

Rua Irmão Emílio Conrado 

Número 110, Sala 304,  

Bairro Florestal, Lajeado/RS

CEP: 95900-704

TELEFONES

(51) 3748-6565

(11) 3090-0710

(51) 9 8156-9025

HELP DESK

Trabalhamos com:

© 2018 Solis LTDA. Gnuteca, Solis GE e Cômpeto são marcas registradas da Solis Ltda.

Site desenvolvido por Constante Digital.